“Retardante à chama” – Definição

Regulamentação sobre o comportamento ao fogo dos materiais de construção

Na Alemanha, o termo técnico “retardador de chama” descreve a classe de materiais de construção B1, de acordo com a norma DIN 4102-1, para produtos que são basicamente combustíveis, mas auto-extinguíveis, ou seja, que não continuam a arder automaticamente.

 

A norma DIN 4102-1 classifica os materiais e componentes de construção de acordo com o seu comportamento ao fogo e exige a comprovação de todos os materiais, incluindo têxteis ou papel, que não estejam listados na Parte 4 da norma.

 

A norma europeia DIN EN 13501-1 substituirá as normas nacionais no futuro. A classificação europeia do comportamento ao fogo dos materiais de construção descreve outros parâmetros, como o desenvolvimento de fumo e a combustão.

 

Um globo terrestre repousa sobre águas protetoras, enquanto ao fundo um mar de chamas se alastra.
As normas nacionais de proteção contra incêndios serão substituídas por uma norma DIN EN uniforme. Foto: Gert Altmann

 

 

Estes regulamentos sobre o comportamento ao fogo dos materiais de construção aplicam-se a todas as áreas com tráfego público, tais como aeroportos, escolas, teatros, autoridades públicas, etc. . Já existem regulamentos semelhantes em muitos países do mundo.

No entanto, muitas pessoas tendem a pensar apenas nos regulamentos de construção, ou seja, nos materiais de construção ou nas vias de evacuação, etc. 

Mas deve sempre ter em conta os materiais decorativos!

O que são exatamente «materiais decorativos»?

Os materiais decorativos também devem ser, no mínimo, retardadores de fogo, de acordo com a norma DIN 4102 ou DIN EN 13501-1. Este é também o requisito habitual na Alemanha nas directrizes técnicas para expositores, organizadores, empresas de serviços, empresas de construção de stands e prestadores de serviços. Ainda hoje, existe liberdade de escolha entre as normas alemãs e europeias.

 

Que métodos de ensaio são utilizados em Portugal?

Em Portugal, os ensaios são frequentemente efectuados de acordo com a norma NFP 92 507 e NFP 92 503.

A norma francesa, frequentemente designada por ensaio “M1”, é o principal método utilizado não só em França, mas também na Bélgica, Espanha e Portugal. A NFP 92 507 é o método de classificação que se encontra nas especificações técnicas das substâncias. No entanto, a norma combina três métodos de ensaio diferentes: Propagação da chama, fumo e fusão.
Consoante o desempenho do material nos ensaios, este recebe uma classificação de M1 (nível mais elevado) a M4.

 

O resultado do teste M1 tem um estatuto mais elevado do que a certificação alemã B1.

M1 significa incombustível, M2 significa retardador de chama.

Ver a comparação em PDF das normas M1 e B1: Fire protection standard M1 compared with German standard B1.

 

A configuração deste ensaio é semelhante à do ensaio europeu: o material é colocado num ângulo de 30 graus em relação ao foco de luz e inflamado por uma chama de gás. A diferença é que a chama permanece na superfície do material e não nas bordas. O material não deve arder durante mais de cinco segundos, nada deve partir-se e o tamanho original deve ser mantido. Desta forma, obtém-se o cobiçado resultado M1, que goza de grande reputação a nível mundial.

 

Aqui encontrará informações pormenorizadas sobre normas de proteção contra incêndios e métodos de ensaio comparativos. Comparison of fire protection standards and test methods

 

Materiais resistentes ao fogo: Quais são as opções?

König Konzept: Schwer entflammbare Papiere, Papiersuchdienst, Produktion