Na Alemanha, o termo técnico “retardador de chama” descreve a classe de materiais de construção B1, de acordo com a norma DIN 4102-1, para produtos que são basicamente combustíveis, mas auto-extinguíveis, ou seja, que não continuam a arder automaticamente.
A norma DIN 4102-1 classifica os materiais e componentes de construção de acordo com o seu comportamento ao fogo e exige a comprovação de todos os materiais, incluindo têxteis ou papel, que não estejam listados na Parte 4 da norma.
A norma europeia DIN EN 13501-1 substituirá as normas nacionais no futuro. A classificação europeia do comportamento ao fogo dos materiais de construção descreve outros parâmetros, como o desenvolvimento de fumo e a combustão.
Estes regulamentos sobre o comportamento ao fogo dos materiais de construção aplicam-se a todas as áreas com tráfego público, tais como aeroportos, escolas, teatros, autoridades públicas, etc. . Já existem regulamentos semelhantes em muitos países do mundo.
No entanto, muitas pessoas tendem a pensar apenas nos regulamentos de construção, ou seja, nos materiais de construção ou nas vias de evacuação, etc.
MAS: Os materiais decorativos também devem ser, no mínimo, retardadores de fogo, de acordo com a norma DIN 4102 ou DIN EN 13501-1. Este é também o requisito habitual na Alemanha nas directrizes técnicas para expositores, organizadores, empresas de serviços, empresas de construção de stands e prestadores de serviços. Ainda hoje, existe liberdade de escolha entre as normas alemãs e europeias.
Em Portugal, os ensaios são frequentemente efectuados de acordo com a norma NFP 92 507 e NFP 92 503.
A norma francesa, frequentemente designada por ensaio “M1”, é o principal método utilizado não só em França, mas também na Bélgica, Espanha e Portugal. A NFP 92 507 é o método de classificação que se encontra nas especificações técnicas das substâncias. No entanto, a norma combina três métodos de ensaio diferentes: Propagação da chama, fumo e fusão.
Consoante o desempenho do material nos ensaios, este recebe uma classificação de M1 (nível mais elevado) a M4.
O resultado do teste M1 tem um estatuto mais elevado do que a certificação alemã B1.
M1 significa incombustível, M2 significa retardador de chama.
Ver a comparação em PDF das normas M1 e B1: Fire protection standard M1 compared with German standard B1.
A configuração deste ensaio é semelhante à do ensaio europeu: o material é colocado num ângulo de 30 graus em relação ao foco de luz e inflamado por uma chama de gás. A diferença é que a chama permanece na superfície do material e não nas bordas. O material não deve arder durante mais de cinco segundos, nada deve partir-se e o tamanho original deve ser mantido. Desta forma, obtém-se o cobiçado resultado M1, que goza de grande reputação a nível mundial.
Aqui encontrará informações pormenorizadas sobre normas de proteção contra incêndios e métodos de ensaio comparativos. Comparison of fire protection standards and test methods
Materiais resistentes ao fogo: Quais são as opções?